domingo, 25 de agosto de 2019
(69) 99379-0845
Cidades

22/07/2019 ás 15h13

26

Pedro Francisco

Porto Velho/Rondônia / RO

MARGEM DO RIO MADEIRA DESABA E PARTE VAI ÁGUA ABAIXO
MAIS TRABALHO A SER REALIZADO
MARGEM DO RIO MADEIRA DESABA E PARTE VAI ÁGUA ABAIXO
Imagem Ilustrativa

Uma parte de aproximadamente cento e cinquenta (150) metros, dos seiscentos (600) metros de extensão da obra de “ENROCAMENTO”* no complexo hidroviário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), não suportando a força das águas, cedeu e foi para dentro do leito do Rio Madeira, na cidade de Porto Velho/Rondônia. A obra é para proteger a margem direita de frequentes desbarrancamentos que causam grandes perigos e transtornos para os que ali vivem próximos e os visitantes, inclusive, turistas de outros estados e de outros países.


A obra faz parte do processo de contrapartidas da Empresa Santo Antônio Energia, que é efetuada por meio de rochas, extraída na construção da Hidrelétrica de Santo Antônio. O “enrocamento” é um procedimento de proteção realizado com rochas para evitar a erosão natural das margens de rios onde a força das águas são extremamente forte, tendo em vista, o Rio Madeira ter a facilidade de desenvolver grande velocidade no escoamento de suas águas, o que ocasiona destruições por onde ele passa, levando o que encontra pela frente na época das chuvas.


Na rede social Facebbok, um vídeo mostra toda a extensão do desbarrancamento e, até mesmo o momento em que uma boa parte do trecho cede às forças das águas do colossal Rio Madeira.


O prefeito de Porto Velho Dr. Hildon Chaves (PSDB-45), logo que soube da catástrofe, imediatamente enviou emissários à empresa responsável pela obra, para que fossem tomadas as providências devidas e, a Defesa Civil do município, acompanhando o evento do desbarrancamento isolou a área para que não cause mais transtornos.


·         “Enrocamento: constituem-se em um revestimento de proteção em pedra, convenientemente colocadas ou lançadas sobre superfícies em solo, como taludes, margens de rios, locais de deságue de drenagens, etc., para protegê-las da ação erosiva das águas”. O “enrocamento utilizado em obras de barragens encontra-se especificado na Especificação ET 05/09, do Caderno de Encargos”.


 

FONTE: Pedro Francisco

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium