Quinta, 19 de setembro de 2019
(69) 99379-0845
Cidades

18/06/2019 ás 11h22

86

Pedro Francisco

Porto Velho/Rondônia / RO

REGIÃO NORTE ESTA DE LUTO
MORRE DOM MOACYR GRECHI
REGIÃO NORTE ESTA DE LUTO
Foto da Internet

A região Norte e a religião Católica, amanheceu de luto hoje (19/06/2018). Morreu, na noite desta segunda-feira, dezessete (17), Dom Moacyr Grechi, a informação foi confirmada pela irmã Maria de Fátima Gonçalves, que convivia com o arcebispo emérito da Arquidiocese de Porto Velho. A assessoria de Dom Moacyr, informou que ele tinha oitenta e três (83) anos de idade, também confirmou o falecimento do mesmo.


 


A irmã Maria de Fátima informou que o arcebispo teve duas (02) paradas cardíacas nesta segunda feira e vinha reclamando de dores abdominais muito fortes. Ele chegou a dar entrada em um hospital particular da capital no último dia quatorze (14), sexta-feira.


 


A Arquidiocese de Porto Velho, em nota, lamentou a morte do arcebispo emérito e disse que Dom Moacyr Grechi, já vinha tratando de uma forte infecção.


"Ele teve a primeira parada por volta das 15h de hoje (segunda-feira). Depois foi reanimado pelos médicos, mas voltou em estado grave. Agora a noite teve a segunda, mas não voltou", explicou irmã Fátima.


De acordo com o Padre Valdecir Luiz Cordeiro, nesta segunda, Dom Moacyr precisou ser encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital onde seguia internado. "Ele estava mesmo com problemas abdominais", ressaltou.


 


Breve histórico de Dom Moacyr Grechi


 


Nascido aos 19 de janeiro de 1936 em Turvo – SC, Dom Moacyr Grechi, foi ordenado presbítero da Ordem dos Servos de Maria aos vinte e nove dias (29) de junho de 1961. Tendo sido nomeado prelado do Acre e Purus em 1972, múnus que exerceu por pouco mais de um ano como presbítero, foi ordenado Bispo Titular de Vegesela em Numidia aos vinte e um (21) de outubro de 1973. Ao ser erigida a Diocese de Rio Branco em 1986, foi nomeado seu Bispo.


Em vinte e nove (29) de julho de 1998 foi nomeado Arcebispo de Porto Velho, cargo que exerceu até a aceitação de sua renúncia por idade aos trinta (30) de novembro de 2011. Durante a vigência de seu ministério, Dom Moacyr Grechi, sempre se mostrou preocupado com as causas sociais, com a vida dos pequenos e dos pobres.


O que fez também a nível institucional, sendo um dos criadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT), tendo sido o seu presidente por oito (08) anos, e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), atuando na defesa dos pequenos agricultores, dos indígenas, dos seringueiros e de muitos outros em situação de risco e exclusão social.


Destaca-se ainda o seu grande amor e incentivo às Comunidades Eclesiais de Base – (CEBs), movido sempre pela profecia vinda do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo (cuja leitura costumava carinhosamente cobrar do povo), bem como um profundo amor pela Santíssima Mãe de Jesus.


 


 Na capital Rio Branco (AC), Dom Moacyr apresentou a teologia da libertação para sindicalistas como o já falecido Chico Mendes e Marina Silva. Além disso, foi apoiador de lutas populares na Amazônia brasileira.


Fez mestrado de Teologia em Roma. Era um homem de grande erudito, lia em diversos idiomas, era um homem alegre, ótimo orador, capaz de entusiasmar os seus ouvintes desde o início de suas primeiras palavras. Destacava-se pela lealdade e fraternidade às pessoas, amigo dos pobres, que defendeu por toda a vida.


 


Nossa sociedade teve uma grande perda.


 

FONTE: aovivorondonia.com

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium