Deputado Cleiton Roque defende fortalecimento do associativismo rural - Ao Vivo Rondônia

Deputado Cleiton Roque defende fortalecimento do associativismo rural

14/03/2015

Deputado Cleiton Roque defende fortalecimento do associativismo rural

No entendimento do deputado Cleiton Roque a organização de pequenos produtores rurais através de associações já provou ser a forma mais eficiente para potencializar a representatividade e da força dos pequenos agricultores. Ele destacou a dedicação das lideranças que se prontificam a fazer parte das diretorias e dedicam tempo e muito trabalho na defesa dos interesses, na maioria das vezes em condições adversas e parabenizou, particularmente, lideranças que 25 anos atrás fundaram a APRORAM e até hoje fazem parte da diretoria.

Na opinião do deputado Cleiton Roque o conjunto de políticas públicas estaduais e federais voltadas para a agricultura familiar estimulam a diversificação da produção em pequenas propriedades e também são eficazes na elevação da renda familiar, assim como o trabalho de agentes políticos que direcionam esforços para estruturar as associações com máquinas e equipamentos.

Ele enfatizou a contribuição de órgãos como a Emater na solidificação das associações de produtores, notadamente no que se refere à orientação técnica, assessoria na elaboração de projetos e várias outras intervenções de igual importância. Porém, afirma que é preciso muito mais: “Os avanços são contínuos, o pequeno produtor está cada vez mais forte, mas vejo necessidade de aceleração em programas de fomento para pequenas agroindústrias, vejo urgência em melhorar a rede de ensino básico na zona rural, urgência em disponibilizar cursos técnicos profissionalizantes de qualidade e acesso facilitado na área de agropecuária, agronegócios, gestão ambiental e outros.

Vejo, sobretudo, absoluta emergência para ações definitivas na construção de uma malha viária rural de alta qualidade, capaz de garantir o escoamento da produção em qualquer condição climática,” observou Cleiton Roque. Roque admite que alcançar a maioria dessas coisas só é possível com planejamento, que é preciso começar agora para ter resultados à médio e longo prazo. Ele lembra que nos últimos dez anos a produção rural de Rondônia avançou de maneira surpreendente e acredita que Rondônia está entrando num novo ciclo de crescimento, lastreado na economia rural. O fortalecimento do associativismo é, para o deputado, fundamental para garantir a sustentabilidade e capacidade competitividade do pequeno e médio produtor no futuro da economia rural rondoniense.

Ele também frisa que é sua responsabilidade, enquanto agente político eleito, buscar meios e mecanismos capazes de auxiliar a comunidade, em todos os setores, sem medir esforços ou tempo para ver resultados. “Estou me colocando à disposição dos produtores e das associações, disponibilizando meu gabinete e minha equipe de colaboradores para atender qualquer situação,”, finalizou Cleiton Roque.

fonte: Assessoria