PROFESSORES DA UNIR SÃO CONTEMPLADOS POR EDITAL - Ao Vivo Rondônia

PROFESSORES DA UNIR SÃO CONTEMPLADOS POR EDITAL

11/12/2014

PROFESSORES DA UNIR SÃO CONTEMPLADOS POR EDITAL

Os docentes Lilian Reichert Coelho, Emerson Pessoa, Milena Magalhaes e Evelyn Morales Conde (UNIR) e Larissa Jardim (IFRO/Colorado do Oeste) foram contemplados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com aproximadamente R$ 900 mil para realização de pesquisa na zona rural da região do Cone Sul de Rondônia. O valor foi liberado para custeio e bolsas para toda a equipe executora, que inclui docentes e estudantes.

O projeto, intitulado “Gênero, comunicação e juventude rural no Território da Cidadania Cone Sul de Rondônia: proposta para/com as mulheres jovens assentadas da zona rural de Corumbiara”, será desenvolvido entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016 pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação, Discurso e Gênero na Amazônia ocidental (HIBISCUS). Os professores e pesquisadores foram contemplados pela Chamada Pública MCTI/MDA-INCRA/CNPQ Nº 19/2014 – Fortalecimento da juventude rural, cujo resultado foi divulgado na última sexta-feira, 5.

Para a líder do HIBISCUS e coordenadora do projeto, Profa. Dra. Lilian Reichert Coelho, “ganhar esse edital foi muito importante para o Grupo de Pesquisa, pois comprova que o trabalho desenvolvido pela equipe de docentes e discentes nos últimos quatro anos tem reconhecimento da maior instância de legitimidade científica do país e merece continuar.”

O HIBISCUS tem trabalhado com questões de gênero no contexto rural do Estado de Rondônia desde a fundação do Grupo de Pesquisa e Extensão, tendo desenvolvido dois projetos também com financiamento do CNPq. O primeiro, intitulado “Geografias da Comunicação, Discurso e Estudos de Gênero: a representação midiática e as imagens de si de mulheres no Território de Cidadania Central/Ji-Paraná, Estado de Rondônia, localizado na Amazônia Sul Ocidental Brasileira”, foi executado entre 2010 e 2012.

O segundo, sob o título “Gênero, Mídia e Políticas Públicas: análise do Programa governamental Territórios da Cidadania pela ACD e propostas de comunicação para a cidadania para/com as trabalhadoras em agricultura mobilizadas”, foi realizado entre 2012 e 2014 e encerrado com a atividade de extensão intitulada I Seminário Cidadania, Diversidade e Territorialidades: caminhos teóricos e práticos da diferença, que ocorreu entre 3 e 5 de dezembro de 2014, com a presença de diversos convidadxs para debater temas de interesse público.

A coordenadora dos projetos, Profa. Dra. Lilian Reichert Coelho, afirma que “editais como esses sublinham de modo nítido a função social da universidade de relacionar-se de maneira próxima da comunidade, sobretudo dos segmentos mais vulneráveis do seu entorno, o que tem sido a força motriz das pesquisas e atividades de extensão promovidas pelo HIBISCUS e pelos seus membros, isoladamente ou como grupo, em quatro anos de atuação na UNIR.”

 

 

Fonte: Portal Rondônia